terça-feira, 24 de abril de 2018

Ômega 3 para a curra da depressão

SUPLEMENTOS DE EPA E DHA PODEM MELHORAR OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO

Quando os suplementos de ômega 3 são administrados para depressão por oito semanas, além do tratamento psiquiátrico, há, na maioria dos casos, uma melhora significativa em seus sintomas.
Em mulheres grávidas que sofrem de depressão, a ingestão diária de 4 g de EPA e 2 gramas de DHA melhorou os sintomas após 4 semanas. Após 6 semanas de diferença, a insônia e os pensamentos angustiantes voltaram ao normal.

O PODER DA EPA

Diferentes doses de EPA (1g, 2g, 4g por dia) foram testadas em pacientes depressivos resistentes aos tratamentos antidepressivos convencionais. O grupo de controle estava tomando as cápsulas de azeite e cada um seguiu a medicação. O grupo que tomou EPA a uma taxa de 1 g / dia mostrou uma melhora nos sintomas de depressão. Ansiedade, sono e libido também melhoraram.

As mulheres com tendência à síndrome pré-menstrual tomaram óleo de peixe durante 3 meses. No final do estudo, as mulheres que estavam tomando suplementos de ômega 3 mostraram uma melhora acentuada em seus sintomas (ao contrário do grupo controle).

POR QUE OS SINTOMAS DEPRESSIVOS APARECEM QUANDO HÁ FALTA DE ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3?

Quando esses ácidos graxos estão faltando, o cérebro é o primeiro a sofrer. Uma das hipóteses em voga entre os especialistas é que as células nervosas sofrem de inflamação crônica que causa a destruição de mensageiros químicos de bom humor.
Especificamente, o cérebro produz citocinas em excesso, que são compostos inflamatórios. (Estes incluem interleucina-1b, interleucina-2, interleucina-6, interferon gama e fator de necrose tumoral (TNF-α)). Em pacientes que sofrem de depressão maior, o nível de citocinas é muito alto.

DE ONDE AS SINTOMAS VÊM?

Eles surgem quando estamos estressados, em caso de infecção, trauma (lesão, cirurgia), alergias, após o parto, etc.
Essas citocinas possuem vários efeitos no sistema nervoso central. O que sabemos é que quanto maior os níveis, maior a depressão. Sabe-se também que os antidepressivos se opõem à elevação dessas citocinas pró-inflamatórias.

COMO AS CITOCINAS LEVAM À DEPRESSÃO

Para começar, a quantidade de um aminoácido, chamado triptofano, diminui no sangue. O triptofano é o material que os neurônios precisam para produzir a serotonina, um mensageiro químico de bom humor. Quanto menor a quantidade de triptofano, menor a quantidade de serotonina e maior o risco de depressão.
Mesmo com triptofano suficiente, as citocinas inibem as células nervosas de produzirem serotonina suficiente. Este é também o caso de outro mensageiro químico de bom humor, a dopamina, sintetizado a partir de um aminoácido chamado tirosina.
As citocinas têm outros efeitos adversos: aceleram a destruição de mensageiros químicos que ainda podem ser sintetizados.

ENTÃO, O ÔMEGA 3 SERVE PARA MELHORAR OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO?

Atualmente, e levando em conta os estudos, podemos dizer que o aumento do consumo desse ácido graxo combinado à medicação psiquiátrica melhora os sintomas da depressão.
No entanto, o seu uso continuado não foi mostrado para eliminar completamente os sintomas desta doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário